fevereiro 27, 2012

A Revista Veja


Bom, sempre começo meus textos falando um pouco sobre meus hábitos para daí partir para uma análise mais geral da condição humana. Eu gosto de pensar que a Revista Veja é apenas uma versão mais refinada da capricho ou, no cenário internacional, da blablah. Ou seja, uma revista de fofocas. Nada contra as revistas de fofocas, pois como eu mesmo disse, às vezes gosto de ler. Não é à toa que Shakespeare, profundo conhecedor da natureza humana, disse que havia algo de pobre no reino da Dinamarca. Imagino a angústia dos que desesperadamente procuram entender a qual sujidade ele se referia (ou a qual farei alusão).

Em suma, a curiosidade sobre a vida alheia é um negócio bastante rentável nos dias de hoje e é basicamente onde essas revistas e jornais angariam seus fundos. Deputado estupra funcionária pública, “beba coca”. Ex-marido de Alessandra Negrini, Otto, é visto chapado em festa de ricaço, “beba Pepsi” (CQC). E dá ibope, vende! Joyce, autor da única obra a ter um dia mundial, o Bloomsday, de maneira impagável escreveu: “O espelho rachado de uma criada (...) o símbolo da arte irlandesa”. Eu, reles mortal, diria apenas: o crucifixo pendurado à cabeceira da cama, um símbolo da cultura acreana.

Ops, mataram o que matou o matado. Tome cuidado. Já li, revi, revivi,. O que ocorre por aqui? Tem tribo isolada por ali, do helicóptero eu vi. A internet é só o ápice, fofoca em tempo real. Redes de relacionamento, sexo entre estudantes no Pará. Está tudo lá, é só comentar. Bola aí um spam, a próxima foto, o próximo vídeo. Devolve meu chip! Na Veja, devolve nosso dinheiro, senhor banqueiro. Daniel Dantas, o homem mais rico do país, sabe bem do que eu falo. E um milhão pro delegado. Nem só de moral ilibada se vive, na merda se põe a mão. Grampeia aí o ministro do supremo então, quero contar seus “capangas“, quero olhar por debaixo das mangas.

Pobre do delegado, foi para o PSOL mostrar a sordidez de nós todos. A dele que não respeita o direito humano alheio, nem como delegado, e tome sigilo quebrado. A dos juízes, que espetáculo dantesco, o negro tentando defender o brasileiro, o branco e sua corja dando-lhe um cala-a-boca, como sempre foi e continuará sendo por algum tempo. Ó, pai, ó! Deixe-me fofocar também, afinal de contas, não sou filho do além? O Renato Russo não entendia como um só deus era três, nem porquê os índios foram e ainda são mortos em seu nome, em nome do “mundo doente refletido no espelho” (rachado de uma criada?). Já dizia o serelepe Chefe Pontiac “eles chegaram com sua bíblia, seus deuses, e nós fomos morrendo”.

Até o Lula sabe disso. Pode não saber com essas palavras, até porque ele é meio analfabeto, assim duvido muito que seja assíduo leitor de Baudelaire (O lodaçal de macadame). Mas do seu jeitão povão, ele demonstra sua sapiência sobre o judiciário. Num comício ele deixou escapar que “deveria falar baixo para que os juízes não ouvissem”. E continuou erigindo e empurrando o colosso Dilma. Para o Lula a Dilma é “nossa” salvação. Quando digo nossa, entenda dele. Ela é a nossa salvação porque representa precisamente a vontade do povão que tanto o ama: o lulismo. É sua “infinita highway” (Engenheiros do Hawaii) para o pleito 2013;2014 e mais oito anos de Lula lá! Ele mesmo insinua quando diz que na Dilma podemos confiar. Oras, se diz isso é porque elle confia.

É uma pena que a Dilma vá perder. Adoraria vê-lo de volta para 2016 – o filho pródigo - presenciando todo espírito olímpico tupiniquim.

Antes que eu esqueça, os países ricos não estão mais tão ansiosos para combater o aquecimento global, pois dois economistas estão duvidando que ele exista. Verdade ou mentira: Ainda não li. Só sei que em Copenhagen está previsto o sepultamento de Kyoto. Essa é a fofoca científica do século, estamos ou não influenciando o clima do planeta! Mais dois do Green Peace foram presos e, apartidariamente, digo: se não tem aquecimento global porque não deixam os caras protestar tranquilamente: O Brasil já afirmou que a posição do governo federal é: ruralistas! À postos! Vamos derrubar! Porque a conta dessa bosta não seremos nós a pagar. E comam transgênicos! (a coca é opcional).

O líder do PT na câmara, em entrevista ao Roda Viva, fazendo um mea-culpa danado, concordou que o apoio de Lula era o pilar de sustentação de Dilma. Para fofocar um pouco sobre o deputado, penso que todos acharam que foi o primeiro homem no mundo a justificar corrupção partidária com a história do universo: “olha, você tem que entender que há milhões e milhões de anos atrás” (!!!). Mundo estranho. Há algo de podre no Reino do PT, a Família Mendes é prova disso. Está aí a prova de que dinheiro não dá em árvore, a não ser que seja na árvore da corrupção. Chora, Chico Rei seringueiro! Agora você tem motivos para chorar!


#Fz!